terça-feira, 30 de outubro de 2007

Monstros na Escola?

A Sala3 leu um livro muito interessante, no âmbito das actividades relacionadas com o PNL (Plano Nacional de Leitura).
Apresento-vos o livro: Guia familiar para os Monstros lá de Casa, escreveu e ilustrou Stanislav Marijanovic, editou Dinalivro.


A partir da leitura, os alunos da sala 3 começaram as suas investigações e não é que descobriram que também existem alguns monstros na escola?!

Um belo dia vieram à biblioteca apresentar as suas descobertas, nada mais nada menos que quatro monstros! O Livoririscos, o Refeitutus, o Furacorredores e o Recreimudo!



Aqui temos uma vista mais particular do Refeitutos, um monstro muito inoportuno, pois ataca no refeitório e impede que as horas das refeições sejam tranquilas... Também tem as suas facetas simpáticas, pois se está bem disposto até ajuda os meninos a comer a sopa!

Temos é descobrir estratégias eficazes para lhe dar luta, quando ele pregar partidas daquelas que até fazem entornar a comida, ou tornar o refeitório tão barulhento que nem a comida nos sabe bem!

Passamos agora a mostrar mais em pormenor este monstro, pois ele agarra-se às pernas de quem vai a passar e nós sentimos imediatamente uma inexplicável e incontrolável vontade de correr, mesmo que saibamos que não o devemos fazer nos corredores, para evitar acidentes.

Este monstro tem também a particularidade de adorar atacar quando há mesmo muita gente a circular, que é o caso das horas de entrada e saída, das idas e vindas para o recreio... enfim pensamos que convém arranjar formas de o controlar... Então agora que se aproxima o inverno e os dias de chuva, se este Furacorredores for deixado à solta, acho que nos vai pôr a todos a patinar e a escorregar nos corredores molhados...

Este monstro, o Livoririscos, foi o que mais preocupou o Folhas, por motivos óbvios: parece que foi descoberto na biblioteca e não se sabe há quanto tempo é que lá se instalou... e o Folhas não sabia de nada. Os meninos da sala 3 pensavam que só o Folhas conseguia ver este monstro mas não, nem o Folhas sabia da sua existência!
Todos os dias me azucrina a cabeça para saber se eu já o descobri, mas a minha especialidade não é, definitivamente, a caça ao monstro... E para além disso, ele parece simpático e inofensivo, pois não têm aparecido livros estragados nem se tem dado por livros desaparecidos... E parece que de noite toma conta da biblioteca...

Só falta mesmo referir o último monstro descoberto pela sala 3 (até ao momento!...): chama-se Recreimudo e vive no recreio, onde se entretém a pregar partidas, a esconder brinquedos e objectos das pessoas...

2 comentários:

Anónimo disse...

Os meninos da sala 3 surpreenderam-me com os seus monstros maravilhosos.Bom trabalho profª Cristina Quitério agora a nossa escola já tem monstros e eles são bem divertidos...

Anónimo disse...

Os meninos da sala 3 vieram à minha
sala apresentar os monstros que eles inventaram e eu adorei,bom trabalho colegas.